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ESTÁGIO PRÁTICO MONITORADO

Diretrizes para estágio monitorado:

1. Estudo descritivo e crítico dos processos de trabalho, incluindo aspectos tecnológicos de materiais e processos, fluxogramas; estudo das tarefas e atividades; requerimentos profissiográficos dos cargos e funções

2. Estudo observacional dos fatores de risco presentes no local de trabalho, de interesse para a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, através da utilização de técnicas e ferramentas de Higiene Ocupacional (qualitativa e quantitativa), da Ergonomia e de outras técnicas e métodos apropriados à natureza das condições de trabalho analisadas.

3. Elaboração de relatórios técnicos, laudos periciais e de formulários oficiais instituídos pelos órgãos públicos de Saúde, Previdência Social (Ex: Perfil Profissiográfico Previdenciário, etc.) e Trabalho (Ex: PPRA), relativos a condições e ambientes de trabalho.

4. Atividades de investigação de acidentes e outros incidentes ou eventos relacionados às condições de trabalho, utilizando técnicas e métodos apropriados, em situações concretas e reais.

5. Estudo analítico e crítico sobre a existência e adequação de equipamentos de proteção coletiva (EPC) e de equipamentos de proteção individual (EPI), bem como de medidas administrativas, organizacionais e de engenharia utilizadas ou indicadas para controle de condições de risco nos ambientes de trabalho prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, em situações concretas e reais.

6. Planejamento e desenvolvimento de programas, atividades e ações de Promoção da Saúde no Trabalho, em situações concretas e reais.

7. Planejamento e desenvolvimento de programas, atividades e ações de Vigilância da Saúde no Trabalho e no Ambiente, incluindo os métodos e procedimentos de análise estatística e epidemiológica de informações, o uso gerencial das informações de saúde (atendimento em serviços de saúde; causas de absenteísmo curto, médio e longo; causas de incapacidade laborativa temporária ou permanente; causas de aposentadoria por invalidez; causas de morte de trabalhadores ativos e de trabalhadores aposentados e outros ex-trabalhadores, etc.), em situações concretas e reais.

8. Elaboração de relatórios técnicos, laudos periciais e de formulários oficiais instituídos pelos órgãos públicos de Saúde (Portaria GM 777/2004, etc.), Previdência Social (Ex: CAT, PPP, etc.) e Trabalho (Ex: PCMSO, etc.), relativos à saúde e segurança dos trabalhadores, em situações concretas e reais.

9. Atividades clínicas de avaliação da saúde relacionada ao trabalho, em condições de admissão ao trabalho, em exames periódicos, em exames especiais e em exames demissionais.

10. Atividades clínicas de avaliação da saúde relacionada ao trabalho, no atendimento de trabalhadores portadores ou com suspeita de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo a análise e interpretação dos principais instrumentos propedêuticos ou semiológicos complementares.

11. Atividades clínicas de atenção à saúde de trabalhadores com intoxicação aguda, de origem ocupacional ou ambiental, e acidentados do trabalho, com domínio dos procedimentos administrativos e normativos relacionados.

12. Atividades de avaliação da capacidade laborativa de trabalhadores, para fins periciais e de seguro, com domínio dos métodos e técnicas e dos procedimentos administrativos e normativos relacionados.

13. Participação em atividades de reabilitação/readaptação profissional de trabalhadores, com noções dos métodos e técnicas e dos procedimentos administrativos e normativos relacionados.

14. Planejamento e organização de Serviços de Saúde no Trabalho, em diferentes níveis de complexidade e diferentes dimensionamentos e modelos de organização (próprios de empresas, externos a empresas, compartilhados ou coletivos, etc.).

15. Atividades de Educação em Saúde, de comunicação sobre condições de risco à saúde; sobre a presença de danos à saúde; de orientação à comunidade em geral; de orientação aos empregadores; de orientação aos trabalhadores, e de orientação a grupos específicos de risco, incluindo moradores de entornos de estabelecimentos de trabalho, consumidores, etc. Experiência de relacionamento com a mídia, em situações concretas e reais.

16. Planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa ou investigação sobre condições e ambientes de trabalho, condições de saúde, nexos clínicos ou epidemiológicos entre Trabalho/Ambiente/Saúde, e sobre eficiência e eficácia de técnicas e métodos de prevenção e controle. Desenvolvimento de protocolos de investigação, em situações concretas e reais.